O MoMA - Museum of Modern Art abrirá uma nova exposição que explora a arquitetura da antiga Iugoslávia. Toward a Concrete Utopia: Architecture in Yugoslavia, 1948–1980 [Por uma utopia concreta: Arquitetura na Iugoslávia, 1948-1980], será a primeira exposição nos Estados Unidos a celebrar a arquitetura peculiar daquela que foi uma das maiores nações socialistas.
Mais de 400 desenhos, modelos, fotografias e rolos de filme selecionados a partir de uma série de arquivos municipais, coleções familiares e museus em toda a região serão apresentados pela primeira vez a um público internacional. Toward a Concrete Utopia contará com obras de muitos dos principais arquitetos da Iugoslávia e explorará "a urbanização em grande escala, a experimentação tecnológica e sua aplicação na vida cotidiana, o consumismo, os monumentos e a memorialização e o alcance global da arquitetura iugoslava".
A arquitetura que surgiu durante este período é uma manifestação do "pluralismo, hibridismo e idealismo radicais" que caracterizaram o próprio estado iugoslavo durante seus 45 anos de existência. A exposição mergulhará nas formas únicas e no "caráter multifacetado" por trás do espetáculo internacional da arquitetura iugoslava.
A exposição inaugura no dia 15 de julho e permanece aberta até 13 de janeiro de 2019 no MoMA.
Via: MoMA